BIOGR. PROF. FLORÊNCIO AIRES



                  
       Nascido na cidade de Porto Nacional em 8 de dezembro de 1921 em casa, na hora do seu nascimento passava a procissão de Nossa Sra. da Conceição, quarto filho de um total de onze irmãos do casal Deocleciano Ayres da Silva, também nascido e criado em Porto Nacional, fiscal da prefeitura e vereador por 8 anos, e dona Belarmina Prado Aires, natural de Carinhanha na Bahia era dona de casa e agricultora.
    Filho devotado e dedicado a família, foi o sustentáculo dos pais durante vários anos no encaminhamento dos irmaõs mais novos na seara da vida.Iniciou seus estudos em Porto Nacional no Colégio São Tomás Aquino no ano de 1928.
         Após os estudos em Porto Nacional ele iria estudar em São Paulo, quando o destino interferiu e interrompeu a viagem com a chegada do Pe. Mendes que o substituiria na aeronave que o levaria a capital paulista.Durante o vôo ocorreu um acidente que vitimou todos os acupantes, este terrível acidente o fez desistir de viajar posteriormente permanecendo em Porto Nacional quando iniciou suas atividades como professor.
     Seu primeiro emprego, aos 18 anos em 1939, foi como professor de matemática e língua portuguesa no   Colégio São Tomás de Aquino em Porto Nacional, sendo esta a sua atividade durante toda a sua vida. Era poliglota e autodidata, adorava ensinar línguas, sua grande paixão entre elas era o Português, Inglês, Latim, Francês e Grego.Ainda em Porto Nacional trabalhou como gerente da Aerovia Real,Varing e Aerovia Brasil durante muito tempo e por falar e escrever bem o inglês realizou esta atividade com muita dedicação.
      Casou-se em 30 de julho de 1950, com Dona Maria Amanda Pereira Aires funcionária da Prefeitura de Porto Nacional, filha de Abel Pereira e Ana Francisca Pereira Macarenhas com quem teve nove filho, sendo três homens e seis mulheres.Sua maior diversão era estudar linguas, o que fazia nas tranquilas noites portuenses que ainda não conhecia televisão, em sua biblioteca pessoal, composta por um rico acervo formado através dos anos e mantida com muito sacrifício e dedicação próprias de um amante das letras e das artes.
        Como intelectual  esteve engajado na melhoria e anseio por novos tempos e oportunidades para a sua terra natal, participou ativamente dos movimentos de criação do futuro estado do Tocantins, e em 20 de maio de 1956 fez na sua residência junto com outras figuras eminentes da cidade como o Sr. César Freire, Osvaldo Aires e Dr. Feliciano Machado Braga juiz de direito, uma reunião onde foi colocada a estrela simbólica do Estado do Tocantins na Bandeira Nacional.
    Florêncio Aires foi um dos mais brilhantes intelectuais de Porto Nacional, diretor do Colégio Estadual durante muitos anos o que lhe rendeu uma homenagem por iniciativa do deputado Antônio Aires Cavalcante que indicou o seu nome para batizar  o Colégio Estadual, e foi efetivado durante a jornada esportiva Florêncio Aires da Silva em abril de 1983 no próprio colégio, em solenidade com a presença do Sr. Prefeito Dr. Euvaldo Tomaz de Souza que anunciou a partir daquela data o colégio passaria a chamar-se Colégio Estadual Professor Florêncio Aires da Silva.
    Foi empresário em Porto Nacional, proprietário do primeiro supermercado da cidade em 1966, denominado"Peg e Pag."Aposentou -se como professor de ensino médio e sua última atividade profissional foi como funcionário da prefeitura de Porto Nacional, na administração do Doutor Euvaldo Thomaz de Souza.
     Faleceu em 25 de abril de 1983 aos 62 anos de idade na cidade de Goiânia,vítima de complicações de um cancêr que combateu durante 5 anos, sendo sepultado no cemitério Nossa Sra. das Mercês no jazigo da família em Porto Nacional, cidade que amou e ajudou a conquistar nos áureos tempos, o título de capital cultural do Norte Goiano, atual Estado do Tocantins.



Colaboração: Prof. Urias Milhomem

Nenhum comentário:

Postar um comentário