segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PROF. CÁCIO PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA





Colégio Estadual Professor Florêncio Aires
Título: Eu e Meu Futuro Rumo ao Vestibular.
Público alvo: Alunos do 3º ano.
Equipe pedagógica:Ercília Barbosa e Arilena.
Bibliotecárias:Dilmar Tavares Mascarenhas de Sá, GildéziaTuribio Mascarenhas, IdalvaJuliate de Cantuária e Rosilda Barros Costa.

Mentor do Projeto: Professor Cácio Paschoal Fernandes Rodrigues.

Professores: Benigno Barbosa dos Anjos, Elean Rodrigues e Alaíde C. Moura.


1.                  JUSTIFICATIVA

Observa-se a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computador, facebook, falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência, dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos , entre outros.
Percebemos que a maioria das reprovações no vestibular advém do fracasso dos alunos em expor suas ideias, pois os alunos não sabem formular questões e se colocar diante delas, não conhecem os autores e suas obras que são cobradas no vestibular o que torna sua compreensão cada vez mais difícil, sem mencionar os inúmeros erros ortográficos, o assassinato da nossa gramática.
Entretanto, a literatura nunca se fez tão necessária no cotidiano escolar. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferências pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtém êxito. Quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Diante dessas inúmeras dificuldades enfrentadas por nossos alunos, principalmente dos 3° anos, que estão se preparando para o vestibular, pensamos ser dever da nossa instituição de ensino, juntamente com os professores e equipe pedagógica, propiciar aos nossos educandos momentos que possa despertar neles o gosto pela leitura, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler, através de autores indicados no vestibular das maiores universidades do Estado.




2.                  OBJETIVOS

·                    Proporcionar ao aluno oportunidade de ampliar seu horizonte de conhecimento, através da prática da leitura;
·                    Despertar ao aluno vestibulando a necessidade de conhecer os autores e obras, referência nos vestibulares;
·                    Estimular o desejo e hábito pela leitura, bem como embasamento para interpretação e produção textual;
·                    conhecer os diferentes gêneros literários através das obras literárias, nacionais e regionais;
·                    Aprimorar a compreensão de todas as disciplinas, bem como a produção textual e a oralidade dos educandos.


3.                  METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

Reunião com os professores, para esclarecimento sobre o projeto e pedido de sugestão.
Discutir a importância de direcionar a leitura para as obras literárias indicadas no vestibular das Maiores Universidades do Estado.
Apresentar aos alunos as obras a ser trabalhadas e a necessidade da leitura e sua importância no vestibular. Mencionando sempre que eles terão que ler a obra inteira e repassar de maneira clara para os demais alunos.
A turma será dividida em grupos e cada grupo ficará responsável por ler o livro, fazer um resumo com o nome do autor, obra, ano de publicação, gênero, editora, características histórica, o que estava acontecendo no Brasil na época de sua publicação. A apresentação para os demais alunos ficará a critério de cada grupo, quais recursos serão utilizados para exposição.
O projeto contará com a participação dos professores de Português e das demais disciplinas.

SUGESTÃO

·                    A disciplina de matemática pode fazer representação gráfica,...
·                    Português pode pedir para cada grupo fazer um outro final para a história, retirar questões para as avaliações entre outras.


4.                  RECURSOS.

·                    Recursos humanos: professores e alunos dos 3° anos e equipe pedagógica.

·                    Recursos materiais: livros, cartolina, multimídia, data show, pincelatômico etc.


5.                  CRONOGRAMA:

O projeto de leitura acontecerá nos meses de Maio e Novembro, meses que antecedem ao vestibular.


6.                  OBRAS A SEREM TRABALHADAS

a)                  Triste Fim de Policarpo Quaresma.
            Autor: Lima Barreto
            Gênero: Romance

b)                 Memórias Póstumas de Brás Cubas.
            Autor: Machado de Assis
            Gênero: Romance

c)                  Lucíola
Autor: José de Alencar
Gênero: Romance

d)                 O Conto da Ilha Desconhecida
Autor: José Saramago
Gênero: Conto

e)                  O Beijo no Asfalto
Autor: Nelson Rodrigues
Gênero: Teatro

f)                  Os Escravos
Autor: Castro Alves
Gênero: Poesia

g)                 O Cortiço
Autor: Aluísio de Azevedo
Gênero: Romance

h)                 Literatura regional / De Sonhos e de Construção
Autor: Tião Pinheiro
Gênero: Poesia.

i)                   Tipo de ruas
Autor: Juarez Moreira Filho
Gênero: Conto

j)                   Memórias de um Sargento de Milícias
Autor: Manoel Antônio de Almeida.
Gênero: Romance


7.                  REFERÊNCIAS

FREIRE, P.A Importância do Ato de ler. 41º ed. São Paulo. CORTEZ, 2001.

GERALDI, J. W. O Texto na Sala de aula: Prática da Leitura de Textos na Escola. 2º edição. Cascavel: Assoeste, 1984.

LUCK G. Página a Página: Faça seus alunos a se interessarem pela leitura. Curitiba: Profissão Mestre, set. 2000.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário