Um país imenso, quase um continente.Multiplicidade de realidades de Norte a Sul do Brasil.Contrastes e desigualdades que também perpassam a vida dos mais de 50 milhões de jovens brasileiros.
A juventude brasileira vai traçando sua trajetória em meio aos desafios que a sociedade apresenta.A busca pela inserção é constante, quando a cidade e o campo vivem intensamente os problemas da exclusão social e econômica.O medo de sobrar é cotidiano e os dados registram o desempenho juvenil e a marginalização social vivida na própria carne: milhões de jovens não estudam nem trabalham e quase metade dos desempregados são jovens.
A violência , ao lado da exclusão ,também é um tema enfrentado com dramaticidade,afinal a taxa de mortalidade juvenil em decorrência da violência letal é alta.A falta de acesso a outros direitos fundamentais, como a saúde e a cultura,também faz parte da vida da população jovem.
No campo das artes e da cultura, jovens homens e mulheres são protagonistas.Praças ,parques e ruas são coloridos pela criatividade e diversidade cultural da juventude.
As marcas comuns da geração jovem em meio á multiplicidade das situações confirmam a busca do horizonte do bem comum para todos,onde a garantia dos direitos da juventude é essencial para um Brasil pleno de paz,justiça e dignidade.
Colaboração : Prof. Urias Rodrigues
Muito boa e criativa a matéria deste blog, mas é uma pena que a juventude brasileira está a mercê de uma oligarquia corruptiva ,onde a má distrubuição de renda e as desigualdades sociais tiram oportunidades e limitam o futuro.O que se deve investir em educação é desviado ao bel prazer dos "senhores" de colarinho branco,pois sociedade tapada e alienada é mais fácil de se manipular.
ResponderExcluirAndressa B. Marques
Palmas - TO
Bom dia Andressa, é bom saber que ainda existem jovens com pensamentos não alienados como vc e falam o que pensam , se todos agissem de forma diferente nosso pais seria melhor e mais justo.
ResponderExcluirObrigado pela participação.
Prof. Urias Rodrigues
Os Jovens desse Pais tem que acordar, não e acordar só em ir para as ruas e protestar contra a máfia do colarinho branco .O jovem Brasileiro tem que esquecer as coisas fúteis que veem atrasando esse pais EXEMPLO: Eu conheço muita gente que só abre a boca para falar em marca de roupa , só abre a boca para cuidar e tomar conta da vida dos outros , só abre a boca para falar que os seus míseros 700 reais que ganha num mês não vai da para sair os 4 finais de semana que tem num mês. É difícil eu ver jovens falando que irão estudar no final de semana ou que vão juntar uma grana para pagar um cursinho para fazer um concurso ! ou ate mesmo uma perspectiva de juntar uma grana a mais e investir no próprio negocio . A culpa do brasil não ser uma potência mundial em economia são dos jovens que de 30 anos para cá ficarão burros , que aceita 50 reais para vender o seu voto .Voto esse que foi surrado um dia por nossos antepassados para conseguir votar ,voto esse que poderia ter evitado a morte de muitas mães e pais desse nosso Pais . A juventude tem que mostrar que ela mudou porque ir para a rua e cobrar dos políticos e fácil , quero ver cobrar de si mesmo .
ResponderExcluirE quando citei que ao invés de estudar o jovem sai para a balada não estou falando que não pode sair , pelo contrario todo jovem deve se divertir . Mais e o Futuro ? Ou vai me dizer que todo mundo ai estar feliz em ganhar 700 reais por mês, !
Magno Alves Serafim .
21 anos
Não sei si essa é a verdade!
Comigo é assim não sei com você.