quinta-feira, 25 de abril de 2013

A REALIDADE DA JUVENTUDE BRASILEIRA



   Um país imenso, quase um continente.Multiplicidade de realidades de Norte a Sul do Brasil.Contrastes e desigualdades que também perpassam a vida dos mais de 50 milhões de jovens brasileiros.
    A juventude brasileira vai traçando sua trajetória em meio aos desafios que a sociedade apresenta.A busca pela inserção é constante, quando a cidade e o campo vivem intensamente os problemas da exclusão social e econômica.O medo de sobrar é cotidiano e os dados registram o desempenho juvenil e a marginalização social vivida na própria carne: milhões de jovens não estudam nem trabalham e quase metade dos desempregados são jovens.
    A violência , ao lado da exclusão ,também é um tema enfrentado com dramaticidade,afinal a taxa de mortalidade juvenil em decorrência da violência letal é alta.A falta de acesso a outros direitos fundamentais, como a saúde e a cultura,também faz parte da vida da população jovem.
    No campo das artes e da cultura, jovens homens e mulheres são protagonistas.Praças ,parques e ruas são coloridos pela criatividade e diversidade cultural da juventude.
   As marcas comuns da geração jovem em meio á multiplicidade das situações confirmam a busca do horizonte do bem comum para todos,onde a garantia dos direitos da juventude é essencial para um Brasil pleno de paz,justiça e dignidade.
  
  
Colaboração : Prof. Urias Rodrigues

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PREPARANDO PARA O ENEM


    O Colégio Florêncio Aires todos os anos é contemplado com a aprovação de vários  alunos tanto em vestibulares nos mais variados cursos quanto no ENEM.Para que isto aconteça o colégio tem que fazer a sua parte , em destaque temos a Prof. Andréa graduada em História que todos os anos tem a preocupação em preparar seus  alunos nas disciplinas que ministra. Segundo a Prof. o prazer de ver um aluno aprovado no vestibular reforça a satisfação do dever cumprido, junto a profissão que a mesma abraçou para ingressar os jovens no mercado de trabalho e terem uma vida melhor.







terça-feira, 16 de abril de 2013

VISITA ARQUEOLÓGICA



ESTUDANTES DO FLORÊNCIO AIRES REALIZAM VISITA
AO NÚCLEO DE ARQUEOLOGIA DA UNITINS


   No dia 27 de março de 2013, estudantes do 1º ano do ensino médio CEM Florêncio Aires sob a coordenação da professora de História Andréa Siqueira, visitaram o NUTA – Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade do Tocantins - UNITINS.Os estudantes puderem conhecer de forma aprofundada o que é patrimônio histórico e sua importância para memória de um povo, como também o papel da Ciência (Arqueologia) que estuda os vestígios históricos deixados pelo homem ao longo de sua existência. As palestras foram ministradas pelos professores Genilson Severino Nolasco e José Carlos de Oliveira Jr.Logo após assistiram  um vídeo de 10 minutos sobre como é realizado uma pesquisa arqueológica. No final os estudantes puderam conhecer todas as formas de vestígios arqueológicos: fósseis, objetos antigos e etc.A visita teve como objetivo vislumbrar uma experiência de pesquisa acadêmica sobre a Pré-história, conhecer a pré-história do Tocantins e sensibilizar sobre a importância da preservação do Patrimônio Histórico.